1. Descoberta de alvos biológicos combinatoriais (aptâmeros, peptídeos e fragmentos de anticorpos scFv e Fab) ou por técnicas avançadas de sequenciamento de DNA em larga escala e espectrometria de massas para o controle de doenças infecciosas e crônico-degenerativas, tais como: Sepse, Malária, Leishmaniose, Tuberculose, Hanseníase, Dengue, Criptococcose, HIV, HTLV-1/2, Toxoplasmose, Toxocaríase, Neosporose, Linfadenite Caseosa, Mastite, Câncer de Próstata, Câncer de Mama, Câncer de Ovário, Câncer de Tireoide, Artrite Reumatoide, Doença de Crohn (doença inflamatória intestinal), Parasitoses Intestinais, Alergia, Lesões Musculares e Cardíacas, com perspectivas de aplicações futuras em diagnósticos, terapêutica e imunoprofilaxia.
2. Descoberta de peptídeos miméticos bioativos (agonistas e/ou antagonistas da produção de mediadores imunológicos) para utilização futura em novas estratégias terapêuticas de imunomodulação e também com adjuvantes de vacinas.
3. Desenvolvimento de sensores eletroquímicos e eletrodos nanopoliméricos conjugados à ácidos nucléicos e proteínas.
4. Desenvolvimento de nanopartículas bioativadas e com aplicações biológicas e médicas, incluindo a utilização de tecnologias baseadas em métodos espectroscópicos e de imagens.
5. Desenvolvimento de nanobiossistemas híbridos com tecnologia microfluídica e nanopartículas funcionalizadas.
6. Desenvolvimento de novas formulações com nanocarreadores multifuncionais para a entrega de fármacos e vacinas.
7. Desenvolvimento de nanobiossistemas multifuncionais e/ou multimodais, que incluem imagem, termoterapia, fototerapia e gene-quimioterapia.
8. Realizar a análise de genotoxicidade, citotoxicidade, mutagenicidade e toxicididade e imunogenicidade de nanomateriais aplicados à imagem e entrega de drogas.
9. Dar suporte técnico e na formação de recursos humanos ligados às linhas de pesquisa associadas das 26 Programas de Pós-Graduação.